19 de fevereiro de 2009

Dr. Miranda

Pedindo desculpa por este ausência tão prolongada, aqui ficam alguns dados prometidos. Não são tão aprofundados como gostaríamos, porque se demonstrou difícil reunir mais informações... Falámos no último post àcerca do Dr. Miranda, que tem uma estátua em sua homenagem no centro da nossa aldeia (aquela, nas escadas em frente à sociedade "de cima"). Pois bem, este foi um grande e respeitado médico no Sobral.

Toda a sua vida foi dedicada à medicina na terra onde nasceu. Foi com um extraordinário espírito de missão que se tornou tão reconhecido pela população na sua altura e que ainda hoje é lembrado pelos mais velhos com carinho. É recordado como uma pessoa muito justa que a todos tratava por igual, independentemente das suas posses; a qualquer hora do dia ou da noite podia ser chamado e estava sempre pronto a servir os seus pacientes. Que belo exemplo e que ser humano notável!

Apesar do seu grande apego à sua aldeia, era também uma pessoa interventiva e preocupada com os assuntos do mundo. Numa pequena pesquisa na internet, achámos este dado, muito revelador do carácter do Dr. Miranda:


"O Comunista"
O PRIMEIRO ORGÃO DE IMPRENSA DO PCP
Ano I - n.º 21 - 21 de Junho de 1924
"A Questão Negra" - artigo assinado por A. Rodrigues (Augusto Rodrigues Miranda - médico, membro da Comuna "Lenine" de Sobral da Adiça), onde se destaca a exploração dos povos coloniais e em benefício de quem, apontando-se linhas de acção solidária do proletariado português face à questão colonial.



Temos que ter em conta o ano em que este artigo foi escrito: 1924! Teria sido tudo tão melhor nos anos que se seguiram se houvesse mais pessoas com este espírito!

Até breve!

Sem comentários: