13 de março de 2009

Manuel Menor Batista * Berrora * Compadre Batista



Olá novamente!


Desta vez achamos por bem recordar aqui um filho desta terra, conhecido como "Berrora", de nome próprio MANUEL MENOR BATISTA.


Teve este homem uma infância muito difícil, daquelas que se pode dizer que foi um homem sem nunca ter sido menino e foi levado a emigrar muito cedo pelas contingências da vida. Está ligado há muito tempo à música, primeiro com o conjunto Alvorada, ultimamente a solo, com o nome artístico de "Compadre Batista".


Ligado também ao comércio na cidade de Faro, conseguiu enfim vencer na vida, e como diz nas suas músicas, voltou ao Sobral da Adiça sua terra natal. Canta esta terra que ele ama e sempre amou, o que é notório na própria rua onde nasceu e viveu: era uma rua muito inclinada e de muito difícil acesso e o nosso amigo mandou repará-la com o fruto do seu trabalho. Hoje em dia, esta rua tem o seu nome:







Esta curta biografia apenas pretende ser uma singela homenagem a alguém que nunca esqueceu a nossa terra, e deixar aqui a nossa gratidão por tudo o que fez por ela.

4 comentários:

Unknown disse...

E animava, com a sua boa disposição, as noites do fogo nas festas de Nossa Senhora do Ó.

Gonbatis disse...

Sou filho do Compadre Batista, muito me orgulho que tenham se lembrado do Homem que se dedica a vida inteira as canções e a sua terra natal, algumas vezes não compreendio pelas pessoas.

maria barrocas disse...

Sou uma Sobralense que ainda ouviu cantar O "Compadre Batista", sinto-me orgulhosa por isso. Mas o Sobralense é de todos, o povo da margem esquerda o que menos faz para ser historia, apesar ter existido e de existir gente com muito "TALENTO".Somos vaidosos, orgulhosos, mas pouco ou nada sabemos dar valor a quem o tem.Relembro um homem ainda vivo o Sr "O Galo" sei que o seu 1ºnome é Manuel, o Manuel de Stº António, entre outros que tanto me recordo Deixo estes nomes, como temas em aberto para Duas Familias! E historias que eu tenho na memoria...não tem conta. E continuem a relembrar um povo tão esquecido que eu estarei deste lado a ler o vosso Blogue. Força!

Gonbatis disse...

O compadre Batista ainda está vivo e de boa saúde. Ainda há poucos meses gravou um novo CD, talvez um dos melhores da sua já longa carreira.
Nunca se esquece da sua terra natal,que em todos os seus espectáculos por esse mundo fora,diz sempre. EU SOU ALENTEJANO DO SBRAL D´ADIÇA.