4 de maio de 2008

Dados gerais

Para começar, aqui vai o brazão de armas da aldeia.





Armas - Escudo de azul, dois machados de prata encabados de ouro e passados em aspa, entre um ramo de oliveira de prata, frutado de ouro, em chefe e um monte de três cômoros de prata, movente da ponta. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: " SOBRAL DA ADIÇA".” (http://www.fisicohomepage.hpg.ig.com.br/)

A explicação deste brasão necessita de uma outra, sobre a origem do nome da Aldeia. Sobral é bem entendido, vem de sobreiro e reporta ao montado de sobro que se encontraria nos arredores aquando da fundação (entretanto deu lugar em grande parte às oliveiras…). A origem de Adiça não é tão linear. Encontrei para esta mais que uma versão, das quais considerei a mais credível a seguinte: segundo o dicionário da língua portuguesa de 1913, de Cândido de Figueiredo: “Adiça – f. Ant. Mina de oiro.”

De acordo com o site da C. M. Moura, ainda se podem observar evidentes provas das galerias subterrâneas grande mina de ouro que houve na Serra da Adiça. É provável que os primeiros exploradores desta mina fossem os Fenícios, depois os Romanos e por fim os Árabes.
Antes de ser Sobral chamar-se-ia S. Pedro da Adiça. Depois de uma profanação da igreja de S. Pedro (localizada fora da aldeia), dá-se a mobilidade da igreja para uma zona possivelmente rodeada por grandes sobreiros e também a orientação de culto passou a ser dirigida a Nossa Senhora do Ó. A deserção de moradores de montes para o local de Sobral da Adiça deveu-se certamente às inúmeras incursões dos castelhanos e à fertilidade das terras do actual aglomerado populacional.



A foto seguinte foi tirada há uns anos (4 ou 5...) e dá para ver ao longe 3 serras muito alinhadas... As mesmas representadas no brazão.



Sem comentários: