20 de maio de 2008

Igreja de Nossa Srª do Ó

Desta vez dedicamo-nos um pouco à Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Ó:






A sua construção iniciou-se no ano de 1830 por iniciativa do Padre António Inácio Acabado e prolongou-se até 1846. Iniciou as funções religiosas em 1843 sendo pároco o Padre Joaquim Manuel Correia da Rosa. Antes desta igreja existir, a população fazia uso da antiga Igreja de S. Pedro da Adiça situada fora da povoação, embora a utilização do espaço envolvente como cemitério tenha como data limite 1860, ano em que os enterramentos passaram a ser efectuados no novo cemitério paroquial.


Sofreu obras de melhoramento de 1869 a 1874, para as quais foi precioso o contributo dos habitantes mais abastados que se prontificaram a ceder animais para o transporte dos materiais de construção necessários assim como mão-de-obra, ao mesmo tempo que as pessoas que trabalhavam no campo traziam algumas pedras para o levantamento das paredes.



Em 8 de Novembro de 1874 teve lugar a grande Festa de Bênção da Igreja, celebrada no adro e que foi possível graças a um peditório efectuado pela comissão organizadora junto dos habitantes do Sobral, de que resultou a quantia de 101$900 réis (fonte: site da Câmara Municipal de Moura).





Imagem de Nossa Srª do Ó na Igreja Paroquial do Sobral:

(fonte: Boletim de Freguesia n.º 14 de Agosto de 2006)





A imagem de Nossa Senhora do Ó sempre apresenta a mão esquerda sobre o ventre avantajado, em fase final de gravidez. A mão direita pode também aparecer em simetria
à outra ou levantada. Encontram-se imagens com esta mão segurando um livro aberto ou também uma fonte, ambos significando a fonte da vida.



No começo do século XX, mudanças no culto mariano começavam a estimular o dogma da Imaculada Conceição, o que não combinava com aquela santa em estado de adiantada gravidez, como a retratava a iconografia, estimada pelas mulheres à espera da hora do parto.


Muitas imagens foram trocadas pela da Nossa Senhora do Bom Parto, vestida de freira, com o ventre disfarçado pela roupa, ou mesmo pela imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, mais condizente com os ventos moralistas de então.


Somente no fim do século XX se voltou a falar e pesquisar o assunto, tendo-se encontrado imagens antigas enterradas sob o altar das igrejas (fonte: wikipedia).


Como se vê na foto acima, a gravidez da imagem da santa na igreja do Sobral parece algo disfarçada pela roupa… Também terá sido censurada? A verdade é que não nos lembramos de alguma vez termos ouvido falar da gravidez da nossa senhora do Ó!

1 comentário:

Unknown disse...

Culto a Nossa Senhora do Ó

Desconheço se a Igreja alguma vez tentou esconder as imagens de Nossa Senhora do Ó por associação à gravidez, o que acho bem possível dado o obscurantismo que rodeou algumas vertentes do Culto Mariano.
Se tentaram, o que podemos afirmar é que não o conseguiram uma vez que existem Senhoras do Ó um pouco por todo o país e em todos os locais o seu culto está associado à gravidez e à boa hora de parto.
Na nossa aldeia não só nunca foi escondida, como foi sempre homenageada mesmo pelas pessoas que não andaram próximas da Igreja e das práticas religiosas.
Em toda a segunda metade do Sec. XX, em que a maior parte das crianças nasciam em casa, era costume que a sua primeira saída fosse visitar a Nossa Senhora do Ó, na intenção meio religiosa meio supersticiosa de que ela lhe garantisse protecção, saúde e sorte ao novo ser.

Saudações
MEG